REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5
+15
Diego Silva Ribeiro Alves
Emerson Silva
Wiston Pereira de Melo
Luciene Helena
Luciana Bernardo
Flavia Benning
Honorato Santos
Admin
Mônica Oliveira
EDIVALDO MANOEL DOS SANTO
maria edenice da silva
Adriana Mendes
jacicleide
elida manuela da silva sa
Renata A. F. Santiago
19 participantes
Página 2 de 2
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5
Este tema de Projeto Político Pedagógico, apesar de ter sido criado pelos componentes da escola, em toda sua esfera, sinto que na prática, precisa ser mais usado no cotidiano. Não participei da sua elaboração, mas acredito nas pessoas que o fizeram tiveram bons propósitos, apesar que poderíamos pelo menos uma vez no semestre rever seus conceitos, pois os problemas surgem, e precisa-se de um projeto dinâmico e inovador onde todos possam sair satisfeitos com o projeto em pauta.
Honorato Santos- Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/09/2014
Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5
Este é o meu primeiro ano nesta escola e por isso mesmo não posso responder sobre o PPP daqui. Pelo que lemos e conversamos creio que seja mesmo muito importante pois deveria funcionar como um esqueleto que sustenta toda a escola, mais que isso, ele a traduz!
Flavia Benning- Mensagens : 13
Data de inscrição : 11/09/2014
Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5
O projeto político pedagógico (PPP) configura-se como um instrumento de trabalho que mostra o que vai ser feito, quando, de que maneira e por quem, para chegar aos resultados desejados. Deve, para tanto, explicitar uma filosofia e harmonizar as diretrizes da educação nacional com a realidade da escola, traduzindo-lhe autonomia e definindo-lhe o compromisso com a comunidade. A ideia implica uma relação contratual, isto é, uma aceitação do projeto por todos os envolvidos; daí a importância de ser elaborado participativa e democraticamente.
Luciana Bernardo- Mensagens : 14
Data de inscrição : 12/09/2014
Localização : Gravatá - PE
Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5
Última edição por Luciana Bernardo em Seg 24 Nov 2014 - 21:41, editado 1 vez(es)
Luciana Bernardo- Mensagens : 14
Data de inscrição : 12/09/2014
Localização : Gravatá - PE
Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5
Mônica Oliveira escreveu: Alguns dos professores que participaram daquela construção, hoje estão na nossa escola.Seria muito bom se eles entrassem no nosso fórum e contribuissem com essa nossa discussão.
Leciono por um bom tempo na escola, porém não participei da elaboração do PPP.
Luciana Bernardo- Mensagens : 14
Data de inscrição : 12/09/2014
Localização : Gravatá - PE
Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5
O Projeto Político Pedagógico é importante para a escola, pois assegura à direção e aos professores o cumprimento de algumas decisões tomadas em determinadas situações. Porém, deveria ser revisado periodicamente para que de acordo com o surgimento de novos problemas possa ser alterado.
Luciene Helena- Mensagens : 8
Data de inscrição : 14/09/2014
Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5
Recentemente foi que tive acesso ao Projeto Politico Pedagógico da escola, tendo em vista a importância e a relevância do mesmo para nortear nosso trabalho docente devemos fazer uma analise criteriosa para realizar devidas alterações juntamente com os demais segmentos que compõe a escola e a comunidade a qual está inserida, pois o mesmo deve ser um documento de constantes melhorias para que se adeque as nossas vivencias e torne a escola forte para atingir suas metas.
Wiston Pereira de Melo- Mensagens : 12
Data de inscrição : 11/09/2014
Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5
Estamos neste momento realizando um trabalho com o 1ºano B e alguns alunos participarão do nosso fórum.
Emerson Silva- Mensagens : 26
Data de inscrição : 08/09/2014
Idade : 41
Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5
É importante esta colocação de Emerson, os alunos estão. Cada vez mais entrosados e participantes do fórum, seria um começo de mais um tópico para o PPP escolar.
elida manuela da silva sa- Mensagens : 21
Data de inscrição : 09/09/2014
Idade : 33
Localização : Cha Grande
Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5
Particularmente não conhecia o PPP da escola Cleto Campelo, pois tive o privilégio de lê agora mesmo, no entanto em diversos momentos debatendo com os colegas da necessidade de transparência do mesmo tanto para nós professores quanto aos alunos. Tendo consciência de sua importância e também a necessidade de que exista sempre a possibilidade de que ele seja constantemente ajustado a realidade escolar do Cleto Campelo.
Diego Silva Ribeiro Alves- Mensagens : 11
Data de inscrição : 10/09/2014
Idade : 38
Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5
Na verdade nunca houve um contato com o PPP que nos fosse mostrado a importância e necessidade do mesmo, após a abordagem do tema é que começamos a perceber a importância do tal para a saúde da escola em muitos aspectos, já que na maioria das situações que ocorrem não temos respaldo nenhum, a partir da abordagem começou-se a perceber sua relevância, é importante ver a preocupação dos colegas professores em analisá-lo e a busca de querer contribuir para sua melhora, são opiniões muito inteligentes e pertinentes dos nobres colegas, percebo que trata-se de uma ferramenta de vital importância e que deve se moldar as necessidades da instituição.
Alexandre Rodrigues- Mensagens : 7
Data de inscrição : 12/09/2014
Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5
Caros amigos do fórum, consegui fazer uma roda de dialogo com os estudantes do 1º ano "B", e no momento, como foi combinado conversamos sobre currículo e PPP. Como era esperado não havia no grupo um conhecimento explicito sobre os temas abordados mas o que mais chamou minha atenção foi o interesse que alguns alunos despertaram para o assunto em questão. Eu como discente da escola não tinha conhecimento do Projeto político pedagógico imagina nossos estudantes. Percebi que temos um longo caminho pela frente, mas o fato de reelaborarmos o PPP juntos com a comunidade escolar, a escola Cleto Campelo será a grande vitoriosa.
Emerson Silva- Mensagens : 26
Data de inscrição : 08/09/2014
Idade : 41
Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5
Estava refletindo sobre nossas respostas em relação ao PPP que é um documento tão importante para a escola e aqueles que participam dela. Eu e boa parte de meus colegas afirmamos que não conhecíamos o PPP, mas também nunca demostramos interesses (pelo menos eu) saber se esse documento existiria na escola. Será que não chegou o momento de rever nossas práticas? Fazem seis anos que leciono na Escola municipal Santo Antônio e essa semana pedi o PPP da escola a minha gestora sentiu um forte impacto. Por que será? Falta de hábito? Fiquei a pensar...
Emerson Silva- Mensagens : 26
Data de inscrição : 08/09/2014
Idade : 41
Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5
Ok, Emerson,
O impacto que a sua gestora sentiu talvez seja pelo fato de ela não ter participado da elaboração do PPP... Pode ser que até ela mesma desconheça o documento. Mas insista, que o documento pode aparecer!!!
Mas se o documento não existir realmente, seja você, o primeiro a levantar essa bandeira para elaboração do PPP.
O impacto que a sua gestora sentiu talvez seja pelo fato de ela não ter participado da elaboração do PPP... Pode ser que até ela mesma desconheça o documento. Mas insista, que o documento pode aparecer!!!
Mas se o documento não existir realmente, seja você, o primeiro a levantar essa bandeira para elaboração do PPP.
Mônica Oliveira- Mensagens : 21
Data de inscrição : 06/09/2014
Idade : 57
Localização : Gravatá
Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5
É interessante, Emerson, como a questão da falta de conhecimento do PPP é tão presente em tantas escolas, quando deveria acontecer exatamente o contrário.
Aproveito até para parabenizá-lo pela iniciativa de trabalhar essa questão na sala de aula com os estudantes.
Penso que se cada professor tomasse essa mesma iniciativa, a escola tomaria um novo rumo e melhoraria muito. Isso ficou muito claro quando você afirmou que a conversa a respeito de currículo e de projeto político pedagógico despertou o interesse de alguns estudantes.
É preciso que os estudantes descubram o valor do PERTENCIMENTO a instituição escolar... E isso somente é possível quando eles participam da construção do projeto da escola que integram. Mas para isso acontecer de fato, é necessário que sejam quebrados incontáveis paradigmas que se instalaram "culturalmente" do porteiro ao gestor de muitas escolas.
Muito boa sua reflexão!!!
Aproveito até para parabenizá-lo pela iniciativa de trabalhar essa questão na sala de aula com os estudantes.
Penso que se cada professor tomasse essa mesma iniciativa, a escola tomaria um novo rumo e melhoraria muito. Isso ficou muito claro quando você afirmou que a conversa a respeito de currículo e de projeto político pedagógico despertou o interesse de alguns estudantes.
É preciso que os estudantes descubram o valor do PERTENCIMENTO a instituição escolar... E isso somente é possível quando eles participam da construção do projeto da escola que integram. Mas para isso acontecer de fato, é necessário que sejam quebrados incontáveis paradigmas que se instalaram "culturalmente" do porteiro ao gestor de muitas escolas.
Muito boa sua reflexão!!!
Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5
Não,acredito que o PPP venha facilitar a nossa relação com os alunos principalmente nas atividades pensadas pelo professor. Podendo motivar os alunos a sua participação nas decisões e necessidades da sua escola.Espero que o PPP comprometam-se com as tarefas e os trabalhos sugeridos e solicitados cuidando para que sejam realizados com dedicação e responsabilidade.
Humberto J Castelo Branco- Mensagens : 8
Data de inscrição : 10/09/2014
Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5
Amanhã é minha vez de ter esta "conversa" com o primeiro A, espero fazê-los entender a importância do PPP e o verdadeiro significado da palavra currículo.
Carmem Lúcia Gomes da Sil- Mensagens : 22
Data de inscrição : 11/09/2014
PPP
Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:
É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:
Missão
Clientela
Dados sobre a aprendizagem
Relação com as famílias
Recursos
Diretrizes pedagógicas
Plano de ação
Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Portanto, se o projeto de sua escola está engavetado, desatualizado ou inacabado, é hora de mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo.
É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:
Missão
Clientela
Dados sobre a aprendizagem
Relação com as famílias
Recursos
Diretrizes pedagógicas
Plano de ação
Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Portanto, se o projeto de sua escola está engavetado, desatualizado ou inacabado, é hora de mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo.
Marcos Vieira- Mensagens : 11
Data de inscrição : 08/09/2014
Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 5
À medida que a gente vai dialogando vai também, de forma gradativa, compreendendo bem melhor o nosso objeto de estudo. No caso do PPP, essa síntese que Marcos coloca no nosso fórum é muito interessante, principalmente pela simplicidade no ato de referir-se a cada questão, cabendo a cada um repensar e debruçar-se na construção do novo.
Página 2 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 4
» REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE Nº 06
» REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 1
» REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 2
» REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3
» REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE Nº 06
» REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 1
» REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 2
» REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3
Página 2 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|