sabervirtual
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3

+19
Gorete Lucena
Rômulo Fagundes
Alexandre Rodrigues
jacicleide
Emerson Silva
Marcos Vieira
Humberto J Castelo Branco
Flavia Benning
Luciene Helena
Luciana Bernardo
Wiston Pereira de Melo
maria edenice da silva
Diego Silva Ribeiro Alves
Mônica Oliveira
Adriana Mendes
Renata A. F. Santiago
EDIVALDO MANOEL DOS SANTO
Carmem Lúcia Gomes da Sil
Admin
23 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3 - Página 2 Empty Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3

Mensagem por Admin Seg 20 Out 2014 - 23:55

VISITE O NOSSO FÓRUM !!!
QUANDO A GENTE NÃO ESTÁ CONSTANTEMENTE ENTRANDO NESTE NOSSO ESPAÇO VIRTUAL FICA DESATUALIZADO.
ENVIEI E-MAIL PARA TODOS !!!
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 283
Data de inscrição : 04/09/2014
Idade : 65
Localização : Gravatá-PE

https://sabervirtual.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3 - Página 2 Empty Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3

Mensagem por Admin Ter 21 Out 2014 - 6:03

Carmem escreveu:"não estou afirmando que a diversidade seja um problema, pelo contrário, vejo-a como algo que contribui muito com o nosso trabalho"

Na escola tradicional não havia uma preocupação com a diversidade presente em cada sala de aula. Isso nos "acostumou", de certa maneira, a uma forma de visão que não contemplava muito o ser humano na sua integralidade como indivíduo que, embora vivendo em sociedade, é, na sua essência, único e diferente dos demais, tendo peculiaridades, características, anseios, inquietude e utopias que muitas vezes variam de um para outro estudante. Assim, no nosso tempo, essa percepção da diversidade existente na escola, mesmo exigindo mais tempo do nosso trabalho, quando devidamente ponderada, tem importante papel no sentido de humanização do humano, de despertar em cada um a importância do compreender-se a si mesmo como pessoa que, independentemente de suas peculiaridades, é um membro compósito de um todo no qual está inserido com a missão de nele fazer unidade na diversidade. Essa tarefa não pode estar dissociada do currículo e da prática pedagógica do professor no cotidiano das salas de aula.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 283
Data de inscrição : 04/09/2014
Idade : 65
Localização : Gravatá-PE

https://sabervirtual.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3 - Página 2 Empty Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3

Mensagem por Marcos Vieira Ter 21 Out 2014 - 21:54

Relações positivas na preparação dos educandos para o campo do trabalho,porém,limitadas em relação a ciência, tecnologia e cultura.
Marcos Vieira
Marcos Vieira

Mensagens : 11
Data de inscrição : 08/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3 - Página 2 Empty Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3

Mensagem por Emerson Silva Ter 21 Out 2014 - 23:42

Admin escreveu:
Emerson escreveu:"Essas disciplinas ao longo do tempo obtiveram uma redução nas jornadas de aulas..."

Mas em que sentido e/ou de que maneira essa redução de jornadas de aulas dificulta a implementação das adequações curriculares em que sentido?

Principalmente na falta de tempo com o aluno. Imagine a importância que essas disciplinas tem na formação critica dos alunos, a grande quantidade de conteúdos propostos e sem contar que temos que conscientizar os alunos que essas não são matérias decorativas e sim disciplinas de fundamental importância em sua formação crítica. As adaptações Curriculares, são respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer a todos os alunos e dentre estes,os que apresentam necessidades educacionais especiais.


Última edição por Emerson Silva em Qua 22 Out 2014 - 0:20, editado 1 vez(es)
Emerson Silva
Emerson Silva

Mensagens : 26
Data de inscrição : 08/09/2014
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3 - Página 2 Empty Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3

Mensagem por jacicleide Ter 21 Out 2014 - 23:51

Procuro adequar o currículo a realidade do aluno, incentivando-o a experimentar ferramentas tecnológicas de maneira correta, sem se distanciar do assunto aplicado, trazendo uma enorme variedade de temas, podendo inclusive entreter com determinadas funções, gerando uma melhor capacidade de aprendizagem.

jacicleide

Mensagens : 9
Data de inscrição : 12/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3 - Página 2 Empty Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3

Mensagem por Alexandre Rodrigues Qua 22 Out 2014 - 0:13

O currículo existe, deve ser bem planejado, e principalmente pautado e conectado as necessidades que o aluno virá a ter no trabalho, nos estudos, enfim a sua realidade.

Alexandre Rodrigues

Mensagens : 7
Data de inscrição : 12/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3 - Página 2 Empty Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3

Mensagem por Emerson Silva Qua 22 Out 2014 - 0:22

Mas em que sentido e/ou de que maneira essa redução de jornadas de aulas dificulta a implementação das adequações curriculares em que sentido?[/quote][/quote]

Principalmente na falta de tempo com o aluno. Imagine a importância que essas disciplinas tem na formação critica dos alunos, a grande quantidade de conteúdos propostos e sem contar que temos que conscientizar os alunos que essas não são matérias decorativas e sim disciplinas de fundamental importância em sua formação crítica. As adaptações Curriculares, são respostas educativas que devem ser dadas pelo sistema educacional, de forma a favorecer a todos os alunos e dentre estes,os que apresentam necessidades educacionais especiais.
Emerson Silva
Emerson Silva

Mensagens : 26
Data de inscrição : 08/09/2014
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3 - Página 2 Empty Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3

Mensagem por Rômulo Fagundes Qua 22 Out 2014 - 18:34

EDIVALDO MANOEL DOS SANTO escreveu:Acredito que o currículo e uma ferramenta muito importante para fortalecer nosso trabalho, porém foge da nossa realidade. Muitas vezes precisamos moldar alguns questionamentos para adaptação da nossa realidade. Cada estudante e ate mesmo a região se faz necessário essa adaptação. Ainda estamos distantes de termos um currículo IDEAL para nossos alunos.

A escola, não é apenas um espaço social emancipatório ou libertador, mas também é um cenário de socialização da mudança. Sendo um ambiente social, tem um duplo currículo, o explicito e o formal, o oculto e informal. A prática do currículo é geralmente acentuada na vida dos alunos estando associada às atitudes e valores. O Currículo educativo representa a composição dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social.
Rômulo Fagundes
Rômulo Fagundes

Mensagens : 11
Data de inscrição : 16/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3 - Página 2 Empty Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3

Mensagem por Gorete Lucena Qui 23 Out 2014 - 6:26

Sempre procuro realizar meu trabalho tendo como base um currículo, o qual vejo como um norte, um caminho a ser seguido. E com base nesse currículo, tento levar aos meus alunos, na medida do possível, conhecimentos que eles possam usar no seu trabalho, no seu dia a dia, no convívio com as outras pessoas, tornando o que aprendem, algo útil em suas vidas.

Gorete Lucena

Mensagens : 5
Data de inscrição : 12/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3 - Página 2 Empty Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3

Mensagem por elida manuela da silva sa Qui 23 Out 2014 - 12:14

O currículo e de grande importância para a construção das aulas, desde que haja uma união entre o desejável e a realidade onde podemos observar uma certa distância entre elas. Porém nós como educadores sabemos construir e desenvolver nosso trabalho e dever adequando se as necessidades da nossa realidade, e de nossos alunos.
elida manuela da silva sa
elida manuela da silva sa

Mensagens : 21
Data de inscrição : 09/09/2014
Idade : 33
Localização : Cha Grande

Ir para o topo Ir para baixo

REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3 - Página 2 Empty Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3

Mensagem por Maria Cilene da Silva Qui 23 Out 2014 - 22:00

Há uma correlação, pois o currículo deve ser adequado às necessidades do público alvo, fazendo intervenções pedagógicas, organizando estudos e reflexões sobre questões profissionais e acadêmicas.

Maria Cilene da Silva

Mensagens : 7
Data de inscrição : 15/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3 - Página 2 Empty Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3

Mensagem por Eduardo Ed. Física Sáb 25 Out 2014 - 9:37

Primeiramente devemos relembrar que o currículo é a expressão da função social e cultural da escola, é o cruzamento de práticas diferentes que culmina na prática pedagógica nas aulas e nas escolas. Implica nos conteúdos e formas de desenvolvê-los, é o ponto central na melhora e qualidade de ensino, na mudança das condições da prática, no aperfeiçoamento dos professores e na reestruturação e renovação da escola. O currículo compreende toda a vida do aluno, envolve programas referentes à ação direta de cada professor em sua aula, nas realizações extraclasse e as relações que no cotidiano escolar se processam.
Então o que ensinamos no mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, estão intimamente ligados, o ensino da ciência e da tecnologia deve permitir a percepção da interação da ciência e da tecnologia com todas as dimensões da sociedade, considerando suas relações recíprocas, oferecendo aos alunos oportunidades para que adquiram uma concepção ampla e humanista.

Eduardo Ed. Física

Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3 - Página 2 Empty Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3

Mensagem por Honorato Santos Seg 27 Out 2014 - 9:34

O currículo existe para dar orientação ao professor, para dar base de um ensinamento igual entre as instituições. Mesmo com essa dinâmica, o professor deve mudar o foco de conteúdo para melhor adequar-se ao alunado, pois a sociedade é mutável, e dependendo da região trabalhada, ele tem o conhecimento do conteúdo que a turma necessita. Portanto, o currículo serve de orientação e não como regra que não possa ser mudada.

Honorato Santos

Mensagens : 10
Data de inscrição : 17/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3 - Página 2 Empty Re: REFLEXÃO E AÇÃO - ATIVIDADE 3

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos