sabervirtual
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL CLETO CAMPELO

Ir para baixo

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL CLETO CAMPELO Empty PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA ESTADUAL CLETO CAMPELO

Mensagem por Admin Seg 6 Out 2014 - 14:55

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

ESCOLA CLETO CAMPELO

Gravatá – PE


 
“Ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria” (Paulo Freire)


 
APRESENTAÇÃO

            “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e suas qualificações para o trabalho.”

            No anseio de dinamizar o que preceitua a LDB, esta Unidade de Ensino compromete-se com a sua clientela desenvolver na prática os princípios norteadores do Ensino Fundamental e Médio. Portanto, faz-se necessária a elaboração de uma proposta pedagógica dinâmica e coerente com a realidade escolar.


 
JUSTIFICATIVA

            Esta Unidade de Ensino, sensibilizada com os desafios educacionais e comprometida com uma parcela da sociedade que busca na escola pública de qualidade a oportunidade de inclusão social, visando através da elaboração desta proposta pedagógica, atender a finalidade básica da educação.


 
OBJEIVO GERAL

Ø  Proporcionar uma educação de qualidade, norteada pelos princípios educacionais explicitados na legislação em vigor. Tendo como foco principal a função social da escola.


 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Ø  Oportunizar acesso e permanência na escola;

Ø  Favorecer a produção e a divulgação do conhecimento no ambiente escolar e na comunidade;

Ø  Primar pela qualidade do ensino aprendizagem;

Ø  Realizar atividades interdisciplinares norteadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais;

Ø  Incentivar e dinamizar a participação em atividades culturais.

METAS GLOBAIS

Ø  Oferecer educação básica nos vários níveis de ensino;

Ø  Elevar o índice de rendimento dos anos que apresentarem baixo;

Ø  Incentivar os alunos do Ensino Médio no 1º ano, tentando reduzir o abandono;

Ø  Implantação do projeto aluno monitor;

Ø  Proporcionar encontros com a comunidade escolar;

Ø  Momentos de capacitação dos professores e funcionários, divulgar a realização na GRE;

Ø  Realizar visitas domiciliares, buscando integração e solução de problemas;

Ø  Vivenciar o calendário sócio cultural com a participação de professores e bibliotecários;

Ø  Proporcionar momentos de conscientização pela conservação e limpeza da escola com professores e alunos;

Ø  Otimizar a utilização dos recursos didáticos;

Ø  Criar momentos de palestras informativas que auxilie o desenvolvimento do relacionamento familiar em combate a fatores que influenciam negativamente nas atividades educativas;

Ø  Incentivar grupos de dança, teatro e capoeira;

Ø  Incentivar o uso do fardamento, visando proteção do ambiente escolar;

Ø  Realizar conselho de classe a cada bimestre com professores, coordenação e gestão;

Ø  Incentivar a criação de projetos que incentive a leitura junto as bibliotecas;

Ø  Criar hábito da oração, pelo menos no 1º turno.


 
AÇÕES

Ø  Convocar os pais dos alunos com baixos rendimento e freqüência escolar;

Ø  Divulgar e implantar o projeto aluno amigo, onde este passará a ser um colaborador na limpeza e conservação da escola;

Ø  Trazer, na medida do possível, profissionais que evidenciem capacitação dos funcionários e professores;

Ø  Visitar casas de alunos (quando houver impossibilidade dos pais freqüentarem a escola;

Ø  Dinamizar junto com a biblioteca, atividades culturais do calendário;

Ø  Evidenciar palestras e visitas às salas, procurando identificar problemas e soluções;

Ø  Promover oficinas para uso de recursos didáticos na escola;

Ø  Promover reuniões e palestras com alunos e comunidades;

Ø  Requisitar das bibliotecárias, elaboração e implantação de projetos;

Ø  Confeccionar cartões de identificação;

Ø  Evidenciar e realizar a cada semestre o conselho de classe.


 
AVALIAÇÃO

            Esta presente proposta será avaliada através do processo de amostragem com alunos e funcionários, visando identificar aeficácia das metas e ações.

            Esta proposta ficará passível de alterações para adequação da realidade.


 
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA


 
Identificação:

Nome da Escola: Escola Cleto Campelo

Jurisdicionada pela Secretaria de Educação de Pernambuco

Código da Escola: SEE: 26.066.623

Endereço: Av. Agamenon Magalhães s/n – CEP 55.642-210

Telefones: (81) 3563-9067


 
Número de alunos modalidade de ensino:

Ensino Fundamental: 504 (quinhentos e quatro) alunos;

Ensino Médio: 836 (oitocentos e trinta e seis) alunos.


 
Horário de funcionamento:

Manhã: 7h 10min às 11h 40mim;

Tarde: 12h 55min às 17h 40min;

Noite: 18h50min às 21h50min.


 
Número de turmas por turno:

Manhã: 11 (onze);

Tarde: 12 (doze);

Noite: 10 (dez).

Total: 33 (trinta e três).

Número de Professores:

Ensino Fundamental de 7º ano a 9º ano: 25 (vinte e Cinco) professores;

Ensino Médio: 30 (trinta) professores.


 
Número de funcionários:

21 (vinte e um) funcionários.


 
Composição da equipe administrativa, pedagógica e de apoio:

Gestores: Orlene Rosale Nascimento

Secretária: Janice Maciel da Silva Paiva

Educador de Apoio: Flávio Roberto Brainer de Oliveira

Apoio Pedagógico: Tassiane Bezerra de Vasconcelos


 
Auxiliares de Secretaria:

Edileuza Xavier da Silva

Iolanda de Arruda Rito

José Agostinho dos Santos Júnior


 
Bibliotecárias:

Ana Lúcia Rodrigues de Oliveira

Gilvanete Serafim Silva

Mirian Tavares de Farias Silva

Sônia Maria Farias de Paula


 
Analistas Educacionais:

Hávila Walkíria Souza de Lima Silva

Maria Josimary de Medeiros Correia Souza


 
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 283
Data de inscrição : 04/09/2014
Idade : 65
Localização : Gravatá-PE

https://sabervirtual.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos