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ATIVIDADE DO MÊS DE DEZEMBRO

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Mensagem por Admin Sáb 20 Dez 2014 - 17:12

CARO PROFESSOR,

DAS ATIVIDADES PROPOSTAS PELO CADERNO 5, RETIREI A QUE SE REFERE AO GRÊMIO ESTUDANTIL, UMA VEZ QUE ESTE NÃO É UMA REALIDADE NA NOSSA ESCOLA. ENTRETANTO, TRANSCREVI AS ATIVIDADES DAS PÁGINAS 12, 18, 23, 38 E 48. VOCÊ TEM DUAS ATIVIDADES A CUMPRIR:

1. ESCOLHA UMA DESTAS ATIVIDADES E FAÇA O SEU COMENTÁRIO;

2. FAÇA UM COMENTÁRIO REFERENTE AO COLÓQUIO DE OUTRO PROFESSOR NESTE TÓPICO.

Reflexão e ação – PÁGINA 12

Faça um levantamento das situações em que vocês se sentiram excluídos(as) de decisões que afetam a vida da escola e o seu trabalho. Qual a origem dessa exclusão (de quem ou de onde partiu)? Quais os possíveis motivos para tal exclusão? Faça o mesmo para situações em que se sentiram incluídos(as) na tomada de decisões dessa mesma natureza. Quais os possíveis motivos dessa inclusão? Discuta com os colegas a que conclusões podem chegar a partir desse levantamento, tendo em vista a participação na gestão democrática da escola. Que posturas vocês estariam dispostos a assumir frente ao que concluíram?


Reflexão e ação – PÁGINA 18

Procure fazer um levantamento de situações vividas na escola  que poderiam ser objeto de discussões sistemáticas e de decisões tomadas coletivamente em benefício da escola e/ou dos envolvidos. Se esse processo de discussão e decisão coletiva não aconteceu, examine as razões pelas quais isso não ocorreu. Se, ao contrário, o processo ocorreu, quais os resultados para a escola e para os envolvidos? E quais as reações dos colegas? Que sugestões  poderia oferecer para que, em novas situações ocorridas na escola, o processo de discussão e de deliberação possa acontecer?


Reflexão e ação – PÁGINA 23

Caso sua escola não tenha constituído o Conselho Escolar, tente conseguir uma cópia das normas produzidas pela Secretaria da Educação ou pelo Conselho de Educação do Estado onde está instalada sua escola para a instalação e funcionamento dos Conselhos Escolares. Faça a leitura dessas normas e, particularmente, as que se referem aos objetivos do Conselho e aos direitos e deveres dos conselheiros. Em função disso, deliberem sobre a realização de reuniões com os demais professores e com a direção, tendo em vista a instalação do Conselho em sua escola. Caso a escola já tenha um Conselho instalado,  converse com membros dele, tendo em vista: a) levantar decisões tomadas; b) comparar tais decisões com a prática existente na escola; c) verificar se as decisões foram tomadas democraticamente. Verifique também se há estratégias de comunicação entre os representantes e seus representados.


Reflexão e ação – PÁGINA 38

1 Tente realizar  a identificação de ações de caráter patrimonialista presentes no interior da escola ou na relação desta com os pais.
2 Faça o mesmo com exemplos concretos de “autonomia concedida” e autonomia efetiva nas escolas onde atuam.
3 Registre suas experiências relativas à forma como os pais com que têm contato se manifestam a respeito dos três aspectos que, segundo Paro, condicionam a participação deles na vida escolar.
4 Com base no que discutiram, proponha formas pelas quais possam ser rompidas e superadas as práticas patrimonialistas existentes na escola, assim como formas de articulação com os familiares dos alunos que ajudem a superar os condicionantes que dificultam sua participação.


Reflexão e ação – PÁGINA 48

Você conhece o PPP de sua escola? Você sabe quando e como ele foi construído? Procure saber sobre este processo de sua escola. Procure também conheco seu conteúdo e, principalmente, quais são suas principais finalidades. Converse com os seus colegas sobre o PPP de sua escola e verifique se há necessidade de uma revisão ou reconstrução do dele. Como está o ambiente em sua sala de aula? Prevalece a hierarquia ou o diálogo? Os alunos têm a possibilidade de aprender e se desenvolver como cidadãos? Pense sobre isso e reflita sobre a sua postura e suas estratégias de ensino, se elas favorecem mais ao desenvolvimento de seres adestrados ou de seres reflexivos.


APROVEITO A OPORTUNIDADE PARA LEMBRAR A TODOS QUE

1. A AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR E A ATIVIDADE OBRIGATÓRIA DEVEM SER CUMPRIDAS ATÉ O DIA 24;

2. O TOTAL DE ENCONTROS E DE HORAS É O MESMO;

3. OBSERVE QUAL A PÁGINA DA ATIVIDADE QUE VOCÊ ESCOLHEU E A DA ATIVIDADE QUE VOCÊ COMENTOU DE OUTRO PROFESSOR.

4. A ATIVIDADE DO MÊS DE JANEIRO ESTARÁ NO PERSONALIZADA NO NOSSO FÓRUM.


UM GRANDE ABRAÇO A TODOS !!!
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ATIVIDADE DO MÊS DE DEZEMBRO Empty Relfexão e ação página 18

Mensagem por Marcos Vieira Seg 22 Dez 2014 - 10:36

Sempre pensei, ingenuamente, que a escola pública fosse do povo, e que as pessoas poderiam dar sugestões para melhorar as práticas do dia a dia. Infelizmente, vemos que isso não acontece e professores e funcionários, por falta de conhecimento das leis ou por concordar com essas práticas, não se movem para defender seus direitos e exigir a democratização das relações entre direção, corpo docente, funcionários e comunidade.

Quando os trabalhadores da educação irão perceber que o autoritarismo só distancia a comunidade da escola ao invés de aproximá-la? A relação entre alunos e escola acaba sendo de submissão, medo e raiva, podendo gerar violência e falta de interesse contra tudo que faz lembrar a escola.
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Mensagem por Eduardo Ed. Física Seg 22 Dez 2014 - 12:17

Reflexão e Ação –página 12

Creio que, nós professores nos sentimos excluídos nas decisões que partem da escola.
Acredito que se houvesse um poder maior de autonomia poderíamos incorporar à realidade da escola. Sendo que somos os sujeitos que atuam diretamente no processo de formação.

Algumas situações de exclusão: A não participação na confecção do PPP e demais documentos da escola.


Última edição por Eduardo Ed. Física em Qui 25 Dez 2014 - 10:33, editado 1 vez(es)

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Mensagem por Humberto J Castelo Branco Seg 22 Dez 2014 - 23:47

Reflexão - página 18

Definir de forma ampla o que se pretende alcançar a médio e longo prazo, quais as necessidades a serem discutidas na escola, desenvolver conteúdos de forma significativa e funcional para os alunos.Estimular auto-estima e auto-conhecimento para que o aluno possa sentir que aprendeu e que seu esforço valeu a pena


Última edição por Humberto J Castelo Branco em Dom 28 Dez 2014 - 14:57, editado 1 vez(es)

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ATIVIDADE DO MÊS DE DEZEMBRO Empty REFLEXÃO E AÇÃO - PÁGINA 18

Mensagem por Mônica Oliveira Ter 23 Dez 2014 - 7:06

Em nenhuma das escolas onde trabalhei encontrei um processo totalmente democrático. Muitas vezes as decisões das questões já vem definidas para o grupo de docentes. Há uma dificuldade de compreensão entre socialização de uma tomada de posição e construção democrática de uma posição a ser tomada. Em alguns casos, é como se o ato de se socializar uma tomada de posição fosse uma forma democrática de sua legitimação, o que absolutamente não é verdadeiro. Deixo claro que isso não é uma exclusividade da nossa escola, pois já presenciei esta prática em quase todas as escolas por onde passei.  Entendo que muitas vezes os gestores são pressionados em outras instâncias do sistema educacional a que estão subordinados, e que esta realidade dificulta o processo de democratização da escola. Por outro lado, historicamente, a educação ainda está muito atrelada a ideologias político-partidárias, quando deveria se constituir em política pública de estado.


Última edição por Mônica Oliveira em Ter 23 Dez 2014 - 20:49, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Renata A. F. Santiago Ter 23 Dez 2014 - 14:15

Eduardo Ed. Física escreveu:Reflexão e Ação –página 12

Creio que, nós professores nos sentimos incluídos nas decisões que partem da escola.
Acredito que se houvesse um poder maior de autonomia poderíamos incorporar à realidade da escola. Sendo que somos os sujeitos que atuam diretamente no processo de formação.

Algumas situações de exclusão: A não participação na confecção do PPP e demais documentos da escola.

Concordo com o professor.
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Mensagem por Renata A. F. Santiago Ter 23 Dez 2014 - 14:24

Reflexão e ação – PÁGINA 18

Sabendo que o principal objetivo da escola é a aprendizagem dos alunos e que para tanto, a escola necessita da presença de gestores que atuem na perspectiva de uma Gestão Democrática, convém analisar o que esta significa e assim, baseado no conhecimento da realidade existente em cada escola, a participação nas decisões são de toda comunidade escolar, reconhecendo as dificuldades, mas com perspectivas e metas para avanço.
Várias decisões são tomadas na escola e só sabemos depois, porém não dá pra dizer se foi u,a i,posição da gestão pois as vezes não estamos na escola em todos os momentos.
Em relação a nossa postura a essas situações é de que exista permanentemente uma gestão que assegure a participação de todos, nos processos de tomadas de decisão que possibilite o debate sem restrições.


Última edição por Renata A. F. Santiago em Seg 29 Dez 2014 - 20:19, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Flavia Benning Ter 23 Dez 2014 - 20:42

REFLEXÃO E AÇÃO PAG 18 Creio que essa questão de uma gestão mais democrática fica mesmo no campo do ideal... Na prática acho que quando possível somos comunicados,digo quando possível pois ,muitas vezes o tamanho da escola, o número de turnos, entre outros, dificulta esse processo,uma vez que, pela urgência de algumas decisões não da para esperar ouvir e discutir com todo mundo....,

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Mensagem por Flavia Benning Ter 23 Dez 2014 - 20:49

Humberto J Castelo Branco escreveu:Reflexão - página 18

Definir de forma ampla o que se pretende alcançar a médio e longo prazo, quais as necessidades a serem discutidas na escola, desenvolver conteúdos de forma significativa e funcional para os alunos.Estimular auto-estima e auto-conhecimento para que o aluno possa sentir que aprendeu e que seu esforço valeu a pena .

Avaliação dos colegas mostra que todos nós estamos participando das atividades mais juntos e integrados e convivendo melhor.

Concordo com o colega principalmente no tocante aos conteúdos.

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Mensagem por Mônica Oliveira Ter 23 Dez 2014 - 20:59

É muito interessante quando o Prof. Humberto se refere a união do grupo e ao convívio melhor. Acho que o SIMEC está nos ensinando muito em relação a escola ideal que não é nada fácil. Mas de tudo o que temos aprendido, estarmos juntos e convivendo melhor talvez seja o grande caminho a ser seguido. A ação democrática somente é possível quando as pessoas estão juntas participando de cada projeto e discutindo o que é melhor para o grupo.
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ATIVIDADE DO MÊS DE DEZEMBRO Empty reflexão e ação-página 12

Mensagem por Marcos Vieira Ter 23 Dez 2014 - 22:46

Infelizmente, existem líderes que são autocráticos, que não sabem lidar com opiniões divergentes, se posicionando, muitas vezes, sem ética profissional, isolando àqueles que “atrapalham” seus planejamentos. Logo, penamos que, quando temos opiniões contrárias, sobre assuntos de ordem escolar, muitas vezes, enfrentamos barreiras de ordem pessoal e não profissional. Em contra partida, existem na comunidade escolar (professores, alunos, representantes da Direção), que reagem à ações antidemocráticas e acabam provocando transformações que rompem com essas atitudes, garantindo um espaço social mais humano.

A tendência atual das reformas educacionais, em curso nas últimas décadas, em vários países do mundo, inclusive no Brasil, tem na gestão da educação e da escola um de seus pilares de transformação. A posição hegemônica nessas reformas defende o início de uma mudança radical na maneira de pensar e implementar a gestão dos sistemas educativos concentrada, principalmente, na instituição escolar e sua autonomia. Nesse sentido, uma das principais políticas educacionais no Brasil é a descentralização educativa e a descentralização escolar.

É necessário repensar tais conceitos, buscar na formação dos cidadãos o respeito perdido, aprender e ensinar que liberdade de expressão e pensamento são opostos de vandalismo e desrespeito e que a escola é o meio de conhecimento dirigido mais acessível.

Na atual sociedade há facilidade de se obter, através de diversos meios de informação, em particular a Internet, notícias, dados econômicos e sociais de todo o mundo em tempo real. Faz-se necessário refletir sobre a formação dos cidadãos e, em particular, qual o papel da escola nesta sociedade e, por conseguinte qual o papel do professor nesse contexto.
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Mensagem por Diego Silva Ribeiro Alves Ter 23 Dez 2014 - 23:10

REFLEXÃO E AÇÃO-PÁGINA 12
Acredito que grande parte das decisões da escola são tomadas com o conhecimento de maioria dos professores. No entanto a formulação do PPP ou até mesmo atualizações do mesmo não são de conhecimento dos professores, assim como o amigo Eduardo comentou acima. Em relação ao motivo dessa exclusão eu não tenho a mínima ideia, porém vale salientar que apenas temos CONHECIMENTO das decisões que ocorre dentro da escola que não é o mesmo de participar das decisões em alguns casos.

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Mensagem por Rômulo Fagundes Qua 24 Dez 2014 - 13:35

O conselho de classe é uma das poucas oportunidades em que é possível reunir os docentes das diversas disciplinas de um mesmo ano com o objetivo de analisar os processos de ensino e de aprendizagem sob múltiplas perspectivas. Quando as discussões são bem conduzidas, elas favorecem aspectos como a análise do currículo, da metodologia adotada e do sistema de avaliação da instituição. Dessa forma, possibilitam aos professores uma interessante experiência formativa, permitindo a reavaliação da prática didática.
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Mensagem por Rômulo Fagundes Qua 24 Dez 2014 - 13:37

Mônica Oliveira escreveu:É muito interessante quando o Prof. Humberto se refere a união do grupo e ao convívio melhor. Acho que o SIMEC está nos ensinando muito em relação a escola ideal que não é nada fácil. Mas de tudo o que temos aprendido, estarmos juntos e convivendo melhor talvez seja o grande caminho a ser seguido. A ação democrática somente é possível quando as pessoas estão juntas participando de cada projeto e discutindo o que é melhor para o grupo.

Para tanto, a contribuição do orientador educacional é essencial, visto que ele pode ajudar a equipe a compreender como questões cognitivas, afetivas e sociais afetam a aprendizagem. Juntos, o orientador e os docentes devem definir os encaminhamentos que levem à melhoria da qualidade da produção dos estudantes.
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Mensagem por Honorato Santos Qua 24 Dez 2014 - 16:33

Rômulo Fagundes escreveu:O conselho de classe é uma das poucas oportunidades em que é possível reunir os docentes das diversas disciplinas de um mesmo ano com o objetivo de analisar os processos de ensino e de aprendizagem sob múltiplas perspectivas. Quando as discussões são bem conduzidas, elas favorecem aspectos como a análise do currículo, da metodologia adotada e do sistema de avaliação da instituição. Dessa forma, possibilitam aos professores uma interessante experiência formativa, permitindo a reavaliação da prática didática.

Como disse a sapiência Prof. Rômulo, é importantíssimo o conselho de classe quando bem feito e direcionado com os professores daquelas turmas, onde as problemáticas, metodologia são discutidas, levando os docentes a um debate, onde se buscará uma união da prática didática de todos.

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Mensagem por Honorato Santos Qua 24 Dez 2014 - 16:45

As atribuições do Conselho Escolar são definidas em função das condições reais da Unidade Escolar, da organicidade do próprio Conselho e das competências dos profissionais em exercício na Unidade. Dentre estas atribuições destaca-se:
- Estabelecer e acompanhar o projeto político-pedagógico da Unidade Escolar;
- Analisar e aprovar o Plano Anual da Escola, com base no projeto político pedagógico da mesma;
- Acompanhar e avaliar o desempenho da Direção e da Escola com base nas às diretrizes curriculares, prioridades e metas estabelecidas no seu Plano Anual, redirecionando as ações quando necessário.

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Mensagem por Admin Qua 24 Dez 2014 - 19:41

Olá, pessoal,

É preciso que as postagens identifiquem a atividade correspondente. Estou solicitando a quem não identificou a atividade que respondeu que edite fazendo a respectiva correção.

Obrigado e um grande abraço !!!
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Mensagem por maria edenice da silva Qua 24 Dez 2014 - 20:54

REFLEXÃO PA´G 18
Ao refletir a "ideia" da gestão democrática, penso que estamos bem distante do que seria a prática. O que democracia significa???
Muitas vezes na escola há necessidades de decisões serem tomadas sem que possa esperar reunir um grande grupo para discussão e isso faz com que alguns só fiquem sabendo através de colegas, tudo dentro da normalidade de uma grande escola como a nossa.

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Mensagem por maria edenice da silva Qua 24 Dez 2014 - 21:08

Humberto J Castelo Branco escreveu:Reflexão - página 18

Definir de forma ampla o que se pretende alcançar a médio e longo prazo, quais as necessidades a serem discutidas na escola, desenvolver conteúdos de forma significativa e funcional para os alunos.Estimular auto-estima e auto-conhecimento para que o aluno possa sentir que aprendeu e que seu esforço valeu a pena .

Avaliação dos colegas mostra que todos nós estamos participando das atividades mais juntos e integrados e convivendo melhor.

Meu amigo , muito feliz em seu comentário . Concordo plenamente com você.
Precisamos identificar que tipo de escola desejamos e unidos possamos melhorar nossa prática pedagógica.

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Mensagem por Eduardo Ed. Física Qui 25 Dez 2014 - 10:40

Honorato Santos escreveu:As atribuições do Conselho Escolar são definidas em função das condições reais da Unidade Escolar, da organicidade do próprio Conselho e das competências dos profissionais em exercício na Unidade. Dentre estas atribuições destaca-se:
- Estabelecer e acompanhar o projeto político-pedagógico da Unidade Escolar;
- Analisar e aprovar o Plano Anual da Escola, com base no projeto político pedagógico da mesma;
- Acompanhar e avaliar o desempenho da Direção e da Escola com base nas às diretrizes curriculares, prioridades e metas estabelecidas no seu Plano Anual, redirecionando as ações quando necessário.



Concordo com o professor.

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Mensagem por jacicleide Sáb 27 Dez 2014 - 0:11

Reflexão e ação – PÁGINA 18

A gestão escolar discute áreas de nível pedagógico e outras fora desse campo, que envolvam o aluno, proporcionando um processo de integração.
Qualquer processo de mudança gera temores, insatisfações e resistências, antes de qualquer iniciativa de mudança é preciso ouvir todos os integrantes da escola: pais, professores, estudantes e funcionários.
Trabalhar em grupo, não é uma tarefa fácil, então, uma das formas coerentes seria discutir as diferenças e negocia-las em favor de um bem maior, neste caso, a escola.
Algumas sugestões de resoluções que podem ser resolvidas em grupo:
-Realização de reuniões em horários compatíveis com aqueles das famílias e professores
-Planejar processos de formação continuada, pautadas nas reais necessidades dos professores e funcionários.

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Mensagem por jacicleide Sáb 27 Dez 2014 - 0:26

Renata A. F. Santiago escreveu:Sabendo que o principal objetivo da escola é a aprendizagem dos alunos e que para tanto, a escola necessita da presença de gestores que atuem na perspectiva de uma Gestão Democrática, convém analisar o que esta significa e assim, baseado no conhecimento da realidade existente em cada escola, a participação nas decisões são de toda comunidade escolar, reconhecendo as dificuldades, mas com perspectivas e metas para avanço.
Várias decisões são tomadas na escola e só sabemos depois, porém não dá pra dizer se foi u,a i,posição da gestão pois as vezes não estamos na escola em todos os momentos.
Em relação a nossa postura a essas situações é de que exista permanentemente uma gestão que assegure a participação de todos, nos processos de tomadas de decisão que possibilite o debate sem restrições.  

Concordo com a professora.

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Mensagem por Carmem Lúcia Gomes da Sil Sáb 27 Dez 2014 - 9:24

ATIVIDADE DA PÁGINA 12

Por muitas razões preferi falar da questão relacionada a exclusão. Como não me sentir excluída quando sei que verdadeiramente não participo de nenhuma decisão da escola? Como não me sentir excluída quando sei que as minhas avaliações de nada servem, já que no final do ano, os alunos que não conseguiram um bom desempenho são submetidos à opinião de um "conselho Escolar" que não existe e avalia por mim, professora de português, atribuindo notas, mudando resultados, tirando a pouca credibilidade que ainda temos. Como não me sentir excluída quando sou informada que, independente da minha opinião, algumas decisões serão tomadas, com o único objetivo de atender "pedidos".
Concordo com Mônica quando ela afirma que em nenhuma escola existe um processo totalmente democrático, mas acredito que tratando-se de um "conjunto", de um grupo, de uma instituição formada por tantas pessoas, o ideal seria que fosse levada a conta a opinião da maioria, ao menos no que diz respeito a algumas questões que, consequentemente, nos colocam numa situação desrespeitosa, humilhante, frente aos nossos alunos e pais.

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Mensagem por Diego Silva Ribeiro Alves Sáb 27 Dez 2014 - 9:37

Humberto J Castelo Branco escrevel:
Reflexão - página 18

Definir de forma ampla o que se pretende alcançar a médio e longo prazo, quais as necessidades a serem discutidas na escola, desenvolver conteúdos de forma significativa e funcional para os alunos.Estimular auto-estima e auto-conhecimento para que o aluno possa sentir que aprendeu e que seu esforço valeu a pena .

pois concordo plenamente que precisamos estimular a auto estima e auto conhecimento e principalmente também sermos estimulados na profissão que exercemos.

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Mensagem por Luciana Bernardo Sáb 27 Dez 2014 - 18:35

maria edenice da silva escreveu:REFLEXÃO PA´G 18
Ao refletir  a "ideia"  da gestão democrática, penso que estamos bem distante do que seria a prática. O que democracia significa???
Muitas vezes na escola há necessidades de decisões serem tomadas sem que possa esperar reunir um grande grupo para discussão  e  isso  faz com que alguns só fiquem sabendo através de colegas, tudo dentro da normalidade de uma grande escola como a nossa.

É isso aí Rosa!!! Estamos a anos-luz dessa tal democracia!!!
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